*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou nas últimas 48 horas cerca de 577 focos de incêndio no Amazonas. No total, foram 6.597 focos desde o início de setembro deste ano.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semma) informou que em Autazes, Novo Airão e Iranduba (a 133, 115 e 19 quilômetros, respectivamente, de Manaus) foram registradas 58 queimadas nos últimos dois dias.
Segundo a Semmas, os focos de incêndio contribuíram, predominantemente, para a presença de fumaça em Manaus desde a noite de quarta-feira (27).
A secretaria também informou que em Manaus foram registradas apenas dois focos de incêndio nas últimas 48 horas, totalizando 24, que, segundo o órgão, ocorreram apenas na zona rural.
Segundo o secretário da pasta, Antonio Ademir Stroski, a secretaria realiza o Plano de Mudanças Climáticas de Manaus com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e que faz campanhas de conscientização sobre o combate às queimadas urbanas.
“Todas as questões que estão colocadas na agenda global do clima serão trabalhadas de uma forma planejada neste material, com a participação da academia, da população e de outros órgãos das esferas municipais, estaduais e federais”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Antonio Stroski.
Ele disse ainda que a capital amazonense sofre com mudanças climáticas que tornaram o Amazonas líder de queimadas no Brasil.
Ainda conforme o titular, Manaus está em uma zona crucial entre as queimadas que ocorrem no interior do Amazonas, e que apesar de não registrar incêndios de grandes proporções, é atingida diretamente pela fumaça de outras cidades.
“Tem uma questão importante a ser dita é que Autazes, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo estão geograficamente distribuídos em uma área cujos ventos predominantes, podem trazer desses municípios, na zona rural, a queimada e a fumaça para a área urbana de Manaus. Então esse é o cenário, é o que de fato aconteceu no dia de hoje”, detalhou.
Autazes, Novo Aripuanã, Canutama, Humaitá e Borba são os cinco municípios que lideram os 212 focos de incêndio que ocorreram apenas nos dias 19 e 20 deste mês.
Denúncias sobre queimadas na capital podem ser feitas por meio do telefone 92-98842-2161 ou e-mail [email protected].