Search
booked.net
Search
Close this search box.

Quase 15% da população não tem condição de pagar dívidas em Macapá, diz pesquisa

Abril encerrou com 99.548 pessoas endividadas em Macapá. Da quantidade, quase 15%, o equivalente a 19.186 consumidores, dizem não ter condições de pagar os débitos. Em comparação com o mesmo mês de 2020, o aumento foi de 3% entre os que não têm como quitar as dívidas.

Os dados são da Pesquisa de Inadimplência e Endividamento do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio-AP), segundo o G1.

De acordo com o levantamento, a principal dívida das famílias continua sendo a do cartão de crédito, representando 52,6% do total. Em seguida aparecem os carnês, com 21,2%, e o crédito pessoal, com 17,1%.

Também há 49.215 endividados com contas em atraso, sendo 37,6% da população. A consultora financeira Cleicy Miranda, explicou como a família deve programar o orçamento para que as dívidas sejam quitadas.

“A dica para essas pessoas é que façam o orçamento familiar e consigam identificar as despesas essenciais e quais podem cortar. Cartão de crédito e cheque especial devem ser prioridades, pois são contas que causam uma dor de cabeça tremenda”, alertou.

Diely Monteiro contou que já sofreu com as dívidas, mas conseguiu recuperar a financeira. Atualmente, a auxiliar administrativo age com cautela ao fazer alguma compra de grande valor.

“Eu já penso muitas vezes antes de criar uma dívida no meu nome, principalmente os valores mais altos. Faço todo um planejamento, se vai ter como fazer parcelamento e critério hoje é a palavra-chave com certeza”, relatou.

Ainda segundo a pesquisa, a maior parte da população (44,3%) se encontra há mais de 90 dias com dívidas em atraso. Entre os endividados, 47,8% estão com 11% a 50% da renda comprometida para pagamento dos débitos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.