*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O ar de Manaus registrou qualidade “moderada” em várias partes da capital nesta quinta-feira (8) em meio à grande alta nos focos de queimada no Amazonas. O caso chama atenção se comparado a 2023, pior ano de propagação de fumaça na região metropolitana.
De acordo com o monitoramento feito pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar caiu em diversos bairros. É possível verificar que nas proximidades do Morro da Liberdade, na zona Sul da cidade, há os maiores níveis de poluição.
O aplicativo Selva considera que o ar está moderado entre 39.5 a 44.1 em taxas de partículas finas PM2.5, um nível pior que o registrado nos últimos dias. lembrando que essa exposição prolongada ao material particulado causa impactos significativos na saúde da população, principalmente aos pulmões.
Com expectativa de uma estiagem ainda mais severa que a registrada no ano anterior, os focos de incêndio já passam a ser uma preocupação diante da seca que assola a região neste momento.
No dia 28 de julho, o Amazonas registrou um número ainda maior, 486 focos de incêndio. Apuí contabilizou 141, seguido de Novo Aripuanã com 68 e Lábrea com 67. Os outros municípios contabilizaram números abaixo de 60 focos.