*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece novamente na liderança pela Presidência da República no Amazonas. O levantamento do instituto Quaest mostra o petista com 47% das intenções de voto no estado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) figura na vice-liderança com 35% das intenções de voto, doze pontos a menos que Lula.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro lugar com 5% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB), que possui 4%. A margem de erro do levantamento da Quaest é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
A senadora Soraya Thronicke (União) e a cientista social Vera Lúcia (PSTU) empatam tecnicamente com 1% das intenções de voto cada. Os demais candidatos não pontuaram:
- Léo Péricles (UP)
- Felipe d’Ávila (Novo)
- Sofia Manzano (PCB)
- Constituinte Eymael (DC)
- Padre Kelmon (PTB)
O número de entrevistados que afirmou votar branco, nulo ou que não irá votar chega a 4%, enquanto o número de indecisos é de 3%.
Senador
O levantamento de candidatos ao Senado coloca o senador Omar Aziz (PSD), que tenta a reeleição, com 34% das intenções de voto. Principal concorrente, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) segue em segundo lugar com 21% da preferência do eleitorado.
O candidato bolsonarista Coronel Menezes (PL) se consolida no terceiro lugar com 18% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Arthur Neto. O ex-deputado Luiz Castro (PDT) figura na quarta posição com 5%, seguido pela oficial de Justiça Marília Freire (PSol), com 3%. Ambos também empatam tecnicamente. Os últimos lugares são ocupados pelo vereador Bessa (Solidariedade) e o pastor Peter Miranda (Agir), ambos com 2% das intenções de voto.
O número de eleitores indecisos no levantamento para o Senado Federal é de 5%. O número de entrevistados que afirmou votar branco, nulo ou que não irá votar chega a 10%.
O levantamento da Quaest também aferiu as intenções de voto para governador do Amazonas, mostrando Wilson Lima (União) na liderança. A pesquisa foi contratada pela Rede Onda Digital e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-08471/2022 e BR-04922/2022, com a coleta de dados sendo realizada entre 7 e 11 de setembro. No total foram ouvidos 1.2 mil eleitores em 23 municípios do Amazonas. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.