O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) estuda uma ação na justiça para tentar barrar o título de Cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A reação veio após aprovação da homenagem pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na sessão desta terça-feira, (20/04).
Desde que foi aprovada a proposta, muitos internautas se manifestaram, nas redes sociais, de forma contrária à decisão dos deputados. Em paralelo a isso, o Psol encaminhou uma nota à imprensa onde se posicionou contra a concessão do título.
“Nos somamos a todos e todas que não aceitam que tamanho insulto a situação crítica que vive o povo Amazonas ocorra na próxima sexta-feira (23 de abril de 2021). Acionamos a Justiça que tamanho descalabro não se registra na história do Amazonas. E ocupamos a ALEAM com povo, os movimentos sociais e os partidos de oposição” disse um trecho da nota.
O partido prometeu nesta quinta-feira avaliar dispositivos para barrar na Justiça a homenagem elencou uma série de situações em que o presidente se mostrou contra os amazonenses, principalmente durante a primeira e segunda onda da pandemia no Estado.
“No pior momento, simplesmente um milhão de beneficiários ficaram sem Auxílio Emergencial. Enquanto os preços, principalmente dos alimentos, sobem e o desemprego se alastra da capital para o interior. O desmonte da indústria regional feita por seu lacaio neoliberal Paulo Guedes é a prova da disposição de destruir qualquer possibilidade de preservação da economia local e do emprego formal. (…) O pior foi a omissão promovida pelo ex-ministro Pazuello, que contribuiu para a morte de milhares de amazonenses, vítimas do novo Coronavírus, no auge da crise sanitária na cidade de Manaus, no mês de janeiro de 2021”.
*Com informações do Toda Hora