*Da Redação Dia a Dia Notícia
As executivas nacionais do PSDB e do Cidadania protocolaram nesta quarta-feira (11) o pedido de federação entre os dois partidos. A informação foi confimada pelo presidente nacional do Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire.
Nas redes sociais, Freire afirmou que “agora resta apenas a homologação da Justiça para que se concretize uma refundação da social democracia com o liberalismo progressista e ambientalista, numa nova formação política”. O relator do pedido de federação é o ministro Ricardo Lewandoswki, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Neste exato momento a Federação PSDB/Cidadania foi Protocolada no TSE. Relator Ricardo Lewandoswki.
Agora resta apenas a homologação da Justiça para que se concretize uma refundação da social democracia com o liberalismo progressista e ambientalistas, numa nova formação política— Roberto Freire (@freire_roberto) May 11, 2022
O perfil oficial do PSDB comemorou em suas redes e disse que os partidos estão “cada vez mais próximos de consolidar uma força política que fará a diferença” nas eleições e no Congresso Nacional.
A Federação PSDB-@23cidadania foi protocolada no TSE. Estamos cada vez mais próximos de consolidar uma força política que fará a diferença não apenas nas eleições de outubro, mas também na atuação no Congresso Nacional em defesa da democracia e do pleno desenvolvimento.
— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) May 11, 2022
Os partidos fazem parte da iniciativa de uma candidatura única de terceira via, que combata a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No Amazonas
No estado do Amazonas, a federação tem Amazonino Mendes (Cidadania) como pré-candidato ao governo estadual e Arthur Virgílio Neto (PSDB) como pré-candidato ao Senado Federal. A pré-candidatura de Amazonino foi lançada no último sábado e a de Arthur Neto no mês de março.
A definição da candidatura de fato só acontecerá após a convenção partidária do PSDB, prevista para ocorrer em julho.