*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um grupo de manifestantes que acompanha a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) rompeu o bloqueio e ocupou, na noite desta terça-feira (11), parte do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), onde acontecem as discussões com a presença de chefes de Estado e delegações internacionais. A confusão começou após participantes da Marcha Global Saúde e Clima tentarem acessar a Blue Zone, área controlada pela ONU, resultando em ferimentos a um segurança e na evacuação do local.
“As organizações que integram a Marcha Global Saúde e Clima, realizada nesta terça-feira (11) em Belém (PA), vêm a público esclarecer que não têm qualquer relação com o episódio ocorrido na entrada da Zona Azul da COP30 após o encerramento da marcha”, informaram os organizadores do evento.
Os manifestantes passaram pelo check-in da Blue Zone e ficaram entre o check-in e a entrada. Quando estavam indo para a entrada, a polícia barrou o grupo com um cordão humano (bloqueio). A polícia, que tenta isolar a área, está mandando jornalistas não filmarem ou fotografarem.
Na entrada da Zona Azul, participantes da conferência pararam para observar e filmar o movimento, que terminou ritual dos indígenas do baixo Tapajós. Desde 2021, a COP não recebia manifestações populares, uma vez que foi sediada em países com governos autoritários.
Em atualização…
Ver essa foto no Instagram
