Aglomerados, manifestantes em Manaus promoveram protesto em frente à sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira, dia 16. A manifestação, que tinha objetivo de pedir a flexibilização do comércio e redução do preço da gasolina acabou virando palco para pedidos de impeachment do governador Wilson Lima (PSC).
O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), um dos parlamentares que compõem a base de oposição ao atual governo na Aleam, compareceu ao local e discursou. Em suas redes sociais, ele também compartilhou vídeos.
“Estou na Assembleia do Amazonas e fiz questão de ir ao encontro dos manifestantes, pois precisam ser ouvidos”, escreveu o deputado.
Os manifestantes causaram obstrução, nos dois sentidos, da Avenida Mário Ypiranga, uma das principais vias de ligação da zona norte à zona sul de Manaus.
O fechamento da via prejudicou a circulação de ambulâncias e veículos com idosos que foram tomar vacina contra a Covid-19 na Universidade Nilton Lins, ponto de vacinação que fica próximo do local do protesto.
Após negociação com a Polícia Militar do Amazonas, eles decidiram liberar a avenida para circulação de veículos.
O protesto teve participação de mototaxistas, motoristas de aplicativo, vendedores de lojas, profissionais de Educação Física e outros trabalhadores do setor.
Eles criticaram as medidas econômicas adotadas pelo governo estadual para reduzir o impacto gerado pelo fechamento do comércio, como a concessão do auxílio emergencial de R$ 200.
De acordo com os manifestantes, os deputados haviam prometido a eles tempo na sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, para pedir flexibilização do comércio. No entanto, ainda segundo eles, os parlamentares decidiram suspender a sessão de hoje por conta do Carnaval, o que gerou revolta.
