Search
booked.net
Search
Close this search box.

Protesto bloqueia ruas no Centro de Manaus contra novo fechamento do comércio

Comerciantes realizaram, na noite dessa quarta-feira, dia 23, uma manifestação, no Centro de Manaus, reivindicando o fechamento do comércio, anunciado pelo Governo do Amazonas, no período de 26 de dezembro a 10 de janeiro. O grupo é contra o decreto número 43.234, que trata sobre as novas medidas para o  enfrentamento à Covid-19 no Estado. Na manifestação, eles gritavam que não iriam fechar.

Os manifestantes pedem que o Governo do Amazonas reconsidere o decreto que irá fechar novamente shoppings, restaurantes e estabelecimentos não essenciais por um período 15 dias.

Ainda ontem, o Governo do Estado anunciou um novo decreto com medidas restritivas para tentar combater o avanço da Covid -19, durante as festas de fim de ano. No Centro, os participantes destacaram que esse período é que o comércio é aquecido por conta das compras de fim de ano.

Ao anunciar a suspensão da atividades, o governo relacionou o aumento da Covid no Amazonas com aglomerações em todo o Estado, inclusive no comércio, em decorrência das festas de fim de ano.

Até esta quarta, foram registrados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) 862 novos casos da covid-19 e 22 mortes nas últimas 24 horas.

Durante a manifestação, os comerciantes gritavam a todo momento: “Não vamos fechar”.

Segundo Mohamed Manasra, que é proprietário de uma loja de roupa, o período de fechamento proposto pelo decreto (26 de dezembro a 10 de janeiro) é um período de faturamento alto para a categoria. “O nosso repúdio para o governador do Amazonas, por causa do decreto que ele anunciou hoje. Essa estação é alta do comércio, o que a gente espera de um ano pra outro, então ele veio fechar agora, não estamos entendendo porque só agora. Sete dias até o dia primeiro representa quase o faturamento de um mês inteiro”, destacou o empresário.

As novas medidas permitem apenas o funcionamento de servições considerados essenciais. Comércios e serviços não essenciais funcionarão apenas por drive-thru e delivery, até as 21h.

*Com informações do D24 e G1 Amazonas.

 

 

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.