*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (26) para os candidatos que irão concorrer aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital, neste ano de 2022.
Sete candidatos ao Governo do Amazonas já tiveram seu tempo definido para a apresentação de seus programas de campanha pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) além da terem a ordem estabelecida em sorteio.
No primeiro dia se apresentarão concorrentes ao senado, deputado estadual e governador. Os candidatos à presidência e deputados federais irão ser exibidos somente no sábado (27).
Programação
A propaganda eleitoral terá 50 minutos, sendo dividida em dois blocos de 25 minutos, em seis dias na semana, de segunda-feira a sábado.
- Segundas, quartas e sextas-feiras: candidatos a senador, governador e deputado estadual.
- Quintas-feiras e sábados: candidatos a presidente e deputado federal.
Os partidos podem usar pequenos blocos publicitários que serão divulgados nas emissoras durante suas programações, iniciando às 5h e finalizando à meia-noite. Eles podem ter 30 ou 60 segundos de exibição.
Para os candidatos ao cardo de presidente da República, o tempo será específico, segundo o cálculo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O período é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.
Distribuição de tempo entre os candidatos em blocos:
Luiz Inácio Lula da Silva: 3 minutos e 39 segundos – Coligação Brasil da Esperança, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros
Jair Bolsonaro: 2 minutos e 38 segundos – Coligação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Republicanos)
Simone Tebet: 2 minutos e 20 segundos – Coligação Brasil para Todos (MDB e Federação PSDB-Cidadania e o Podemos)
Soraya Thronicke: 2 minutos e 10 segundos – União Brasil
Ciro Gomes: 52 segundos – PDT
Roberto Jefferson: 25 segundos – PTB
Felipe D’Avila: 22 segundos – Novo