Soldados estão recebendo capacitação extra junto ao Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Dentro do Projeto Soldado Cidadão, eles vêm tendo acesso a cursos diversos de qualificação profissional. As demandas partem do comando das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), que procuram o Cetam e solicitam os cursos, preocupadas com o futuro dos militares ao deixarem a corporação.
O passo seguinte à aprovação do curso é a preparação das aulas, seguido do envio dos instrutores para dar início às atividades. Elas acontecem no local onde o grupo de alunos/soldados serve. No momento, estão sendo ofertados para Exército e Marinha os cursos: Instalador de reparador de ar-condicionado; Pedreiro, NR 35 (Trabalho em alturas); Panificação; Culinária regional; Técnicas e manipulação de alimentos; Confeitaria de doces e salgados; Manutenção de motores de popa; Agente de portaria e Pintor de obras.
O soldado José Martins, 24, deixará o Exército em 2023. Até lá, aproveitará todas as oportunidades de cursos de qualificação profissional. Hoje ele aprende a fazer pratos típicos no curso Culinária Regional, ministrado pela professora Kioko Hashimoto. Martins revela que já tem um certificado do Cetam no currículo, do curso Auxiliar Administrativo, e hoje, apesar de fazer faculdade de Automação industrial, planeja montar algo no ramo da alimentação.
“Para isso, pretendo fazer cursos nas áreas de Empreendedorismo e Gestão, também pelo Cetam”, antecipa.
Aprender sempre
Carlos Miranda Filizola, 20, chamado soldado Miranda, é militar do Exército inscrito no curso de Pedreiro, ofertado pelo Projeto Soldado Cidadão. Ele conta que chegou a Manaus no ano passado, vindo do Pará, e logo sua mãe o incentivou a fazer o curso de Barbeiro do Cetam.
“Já cortava cabelos no meu estado, mas quis ter mais aulas para aperfeiçoar técnicas. Hoje, pratico nas minhas horas vagas e ganho dinheiro com isso. No próximo ano, quando deixar o Exército, penso em montar um salão. Mas também quero fazer outros cursos pelo Cetam, como o de Eletricista. É sempre bom aprender”, ressalta o militar.
A professora Kioko Hashimoto atua como instrutora do Cetam há oito anos e é uma antiga conhecedora do Projeto Soldado Cidadão. Formada em Gastronomia, sempre dá aulas na área da alimentação. Atualmente, é responsável pelos cursos Culinária Regional, Técnicas e manipulação de alimentos e Confeitaria de doces e salgados.
“Meu foco é ensinar as receitas com técnicas e variações, de forma clara e descomplicada”, fala Kioko, acrescentando que esses cursos são de grande importância para os militares. “Quando eles dão baixa do Exército, já saem com certificado e conhecimentos a mais para conseguirem um novo trabalho.”
Profissionalismo
O coordenador do Soldado Cidadão do Comando Militar da Amazônia (CMA), coronel Luciney Pereira Brito, explica que o projeto tem a finalidade de facilitar, para os militares temporários, o ingresso ao mercado de trabalho após serem licenciados das Forças Armadas. Já o coordenador do Soldado Cidadão no Amazonas, capitão Luiz Fernando Oliveira Dutra, diz que “o Cetam, devido a sua dedicação, proatividade e profissionalismo de seus integrantes, tem sido um dos principais parceiros do projeto no Amazonas”.
De acordo com o diretor-presidente do Cetam, o professor doutor José Augusto de Melo Neto, o Projeto Soldado Cidadão visa a integração cívico-social dos egressos do serviço militar por meio da qualificação profissional.
“No Amazonas, o Cetam é responsável por essa ação de parceria com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas”, informa.