Foi lançado em Manaus, o projeto “Hoje tem festa de boi – mapeamento das tradicionais disputas folclóricas bovinas em todo o estado do Amazonas”, em cerimônia no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. A pesquisa, que também reúne dados históricos, turísticos e acadêmicos, aponta a existência de mais de 120 bois-bumbás em mais de 20 cidades do Amazonas.
O projeto destaca além dos centenários Caprichoso e Garantido, de Parintins, até o mais novo dos bumbás: o Boi Grelhação, que terá seu lançamento oficial em Manaus no início de julho, levantando a bandeira LGBTQIA+.
Além do mapa com dados turísticos e históricos, a iniciativa também vai resultar em um livro-reportagem e uma tabela com links para acessar e conhecer publicações literárias, produções audiovisuais, teses, dissertações e pesquisas. Todo o conteúdo pode ser acessado gratuitamente neste link.
“Queremos dar oportunidade para que cidades do interior de todo o estado possam mostrar um pouco da sua cultura. A internet é a forma mais eficiente para isso”, destaca o diretor geral do projeto, o artista plástico Marcelo Ramos.
“Entender a dimensão do folclore no Amazonas é importante pelo fato dos bois estarem diretamente ligados com nossa própria identidade cultural. Com o projeto, iniciamos o entendimento desta dimensão. A partir disso, novos projetos e produtos culturais podem surgir individualmente com as cidades e grupos, ou de modo mais macro”, disse o diretor de arte e conteúdo, Leandro Tapajós.
