*Da Redação Dia a Dia Notícia
Jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever no projeto Pronasci Juventude Amazonas, que oferece bolsa mensal de R$ 500, além de atividades de formação cidadã, cultural e profissional. Ao todo, serão disponibilizadas 500 vagas distribuídas entre os campi do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) em Manaus (zona Leste), Iranduba, Manacapuru e Tabatinga. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 13 de novembro, de forma online ou presencial, nos locais indicados no edital.
O projeto é uma parceria entre o Ifam a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) e faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal. A ideia é criar oportunidades para jovens que enfrentam dificuldades sociais, incentivando a permanência nos estudos e o desenvolvimento pessoal.
Durante o programa, os participantes vão ter oficinas, cursos de curta duração, rodas de conversa e atividades comunitárias, com encontros presenciais três vezes por semana. Quem for assíduo nas atividades pode receber o auxílio por até 12 meses.
A seleção será feita por entrevistas presenciais, que acontecem entre 17 de novembro e 2 de dezembro. Jovens em situação de pobreza, gravidez na adolescência, deficiência, pertencimento a comunidades indígenas, quilombolas ou LGBTQIA+ terão prioridade.
O resultado final sai em 22 de dezembro, e as atividades começam em 12 de janeiro de 2026.
*Com informações de G1
