*Da Redação Dia a Dia Notícia
Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) o Projeto de Lei nº 511/2025, denominado Lei Paulo Onça, que visa criar uma Campanha Permanente de conscientização no trânsito com o slogan “No volante, sua escolha também dirige o destino do outro”. A iniciativa pretende ser realizada anualmente em todo o estado.
O projeto é de autoria coletiva da deputada Alessandra Campelo (Podemos) e dos deputados Rozenha (PMB), Felipe Souza (PRD), Carlinhos Bessa (PV), Mayra Dias, Daniel Almeida e Wanderley Monteiro, do Avante; Dr. George Lins, Thiago Abrahim, Joana Darc e Roberto Cidade, do União Brasil; e Cabo Maciel, Débora Menezes e Delegado Péricles, do PL.
A iniciativa, inspirada em ideia do conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, é uma resposta ao trágico caso do poeta e sambista Paulo Onça, ícone da cultura amazonense, que morreu vítima de agressões após um acidente de trânsito.
O objetivo é promover uma resposta educativa e simbólica, por meio do Poder Legislativo, à crescente violência nas vias públicas.
O projeto transforma essa perda em uma política pública de conscientização, indo além da fiscalização e incentivando a cultura de paz no trânsito. O slogan oficial da campanha será: “No volante, sua escolha também dirige o destino do outro”.
A proposta prevê ações de caráter educativo, motivacional e cultural, com diretrizes como: sensibilizar a população para a importância da gentileza e do respeito no trânsito; promover a paz como valor essencial; realizar atividades em escolas, veículos de comunicação e instituições culturais, utilizando linguagem acessível; incentivar o debate sobre ética e cidadania no trânsito; e integrar-se a campanhas como o Maio Amarelo.
Referência na cena cultural manauara, Paulo Onça era um dos principais compositores da escola de samba Vitória Régia, onde também era considerado um símbolo da resistência cultural do bairro Praça 14.