*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Projeto de Lei nº 91/2025, apresentado pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), propõe diretrizes para incentivar o empreendedorismo jovem no mercado digital, com foco em jovens entre 18 e 29 anos, residentes no Amazonas, e com prioridade para aqueles em situação de baixa renda.
A proposta inclui ações como:
– Criação de incubadoras e aceleradoras digitais em parceria com o setor privado e instituições acadêmicas para oferecer suporte técnico e jurídico;
– Ofertas de cursos gratuitos em tecnologia, gestão, inovação e finanças digitais;
– Facilitação de acesso a linhas de crédito com condições favoráveis em instituições financeiras;
– Desenvolvimento de uma plataforma digital colaborativa para divulgação de produtos e serviços;
– Estabelecimento de parcerias com empresas, organizações do terceiro setor e universidades para mentoria e suporte técnico.
Além disso, os interessados deverão cumprir requisitos como comprovação de residência no Amazonas, apresentação de plano de negócios detalhado, participação nos cursos oferecidos e, em alguns casos, comprovar condição socioeconômica para acesso a benefícios diferenciados. O projeto busca promover a capacitação e a inovação no setor digital, preparando jovens para profissões do futuro e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.