*Da Redação Dia a Dia Notícia
Produtos frescos na merenda escolar e apoio ao produtor local é o que prevê o projeto Sociobiodiversidade na Merenda Escolar, iniciado neste ano pela Fundação Vitória Amazônica (FVA), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS).
A equipe do projeto realizou conversas com moradores de comunidades do rio Unini, no município de Barcelos, durante as expedições de campo da FVA, realizadas nos meses de abril e maio. O projeto pretende auxiliar os agricultores interessados em participar dos editais para aquisição de alimentos para a merenda escolar.
Cinco comunidades ribeirinhas do Rio Unini se preparam para participar de editais destinados à aquisição de alimentos certificados para a merenda escolar de crianças e adolescentes da rede pública de ensino do município de Barcelos.
Além da FVA e do ICS, a Associação Indígena de Barcelos, o IDAM/Sepror e o Cecane/Ufam também estão empenhados na busca por incluir alimentos frescos e variados, como o peixe e os frutos da floresta (farinha, açaí, bacaba, patuá etc.) na merenda escolar e, com isso, beneficiar os produtores locais e melhor a qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais, com ações específicas e pontuais.
Os agricultores aguardam o lançamento do edital pela Prefeitura, previsto para esta semana.