*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Estão abertas as inscrições para novas oportunidades no projeto ‘Ven, Tú Puedes’, em Manaus, voltado à formação profissional de migrantes, refugiados e brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A ação é uma parceria entre a organização não governamental Visão Mundial Brasil e o Centro de Ensino Técnico (Centec). Ao todos, estão sendo oferecidas 150 vagas para os cursos de capacitação profissional em refrigeração e auxiliar de cozinha.
“Nosso objetivo é capacitar migrantes e refugiados venezuelanos para o mercado de trabalho brasileiro. Além de treinamento profissional e aula de português, também atuamos no engajamento de empresas para que contratem refugiados e migrantes, por meio da conscientização e sensibilização”, afirma a coordenadora do projeto no Amazonas, Natália Bessa.
Segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de 5,4 milhões de venezuelanos já deixaram o país desde o início da crise migratória, com ápice em 2015. Em resposta a esse cenário, a Visão Mundial Brasil iniciou, em 2019, o ‘Ven, Tú Puedes’, que desde então já ajudou mais de 7,2 mil pessoas no Amazonas, em Roraima e em São Paulo.
Com uma atuação que vai além do ensino, o próprio Centec também já tem um histórico de projetos voltados para migrantes venezuelanos. Em 2018, a escola realizou o projeto Oportunizar em parceria com a Acnur que também ofertou vagas para capacitação profissional de vulneráveis.
“Com o início do fluxo migratório, vimos que havia condições de darmos nossa contribuição e auxiliar no processo de retomada de vida das pessoas. Isso é parte do compromisso social e de formação humanizada do Centec, é parte da nossa missão”, comenta Nathalia Flores, coordenadora de projetos da escola.
Cursos
O curso de capacitação profissional em refrigeração Split e ACJ tem duas turmas com 30 alunos cada, totalizando 60 vagas. As aulas são ministradas aos sábados, de 8h às 13h. Já o curso para Auxiliar de Cozinha terá 90 vagas divididas em três turmas, com aulas de segunda a sábado, à tarde ou à noite.
As inscrições para o projeto ocorrem através do telefone +55 (92) 98484-1474. Para participar da ação, é necessário ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identidade (RG, RNM, protocolos, cédula venezuelana ou passaporte), cartão de vacinação contra a covid-19, comprovante de escolaridade e de residência ou declaração do abrigo.
*As informações são da assessoria