Se para cada estilo um código de vestimenta, para as profissões não seria diferente. Dress Code é o nome para “código de vestir”. Cada empresa tem a sua cultura, padrão, formalidade e tradição. E isso está relacionando ao comportamento e posicionamento da marca, até a forma como seus colaboradores se vestem.
E, claro, existem as empresas informais, onde não existe esse código (o que as vezes pode ser uma cilada, pois pode ser confundido com o “tudo pode”).
Por isso, ao entrar no mundo corporativo o ideal é analisar o perfil (estilo) da empresa. Um exemplo: o Banco Itaú, que fala uma linguagem mais culta, você percebe pelas próprias publicidades. Diferente do Nubank que traz uma publicidade e comunicação mais jovial e informal. Então, sempre observe o perfil da empresa, se liberal ou não, se requer mais formalidade ou se é mais descontraída para definir seus looks.
Agora vamos entender melhor, usando as profissões como exemplo:
Jornalista / TV – Acima de tudo, uma profissão comunicativa, em que o importante é o poder da informação. Aqui, a imagem do jornalista / apresentador não deve chamar mais atenção que a própria notícia.
Repórter – Já aqui o jornalista já precisa de mais praticidade. Ele “sobe e desce” procurando por fatos, porém, não aparece em rede de TV, fica mais nos bastidores da notícia.
Advogada – uma profissão que exige, principalmente, uma imagem mais formal, de autoridade. Por isso, pede elementos visuais mais estruturados, rígidos e de alto contraste.
Médica – a imagem de uma médica precisa trazer um ar de limpeza, frescor e praticidade.
Professora – para prender a atenção dos alunos é importante usar cores mais vibrantes, dessa forma é estar pronta para qualquer ocasião, por se tratar de uma profissão mais dinâmica.
Motorista de aplicativo – uma vez que você está aberta para receber qualquer tipo de passageira, é muito importante manter uma neutralidade. Dessa forma, cores mais neutras, com elementos visuais discretos, confortáveis e práticos.
Mas atenção: Seja como for, cada composição de look deve ser levado em conta seu estilo, sua rotina, e se possível sua coloração pessoal. Além disso, o clima de onde você mora também é importante.
Lembre-se: essas dicas são de “modo geral”. Dessa forma, uma consultoria de imagem é o caminho para analisar a sua individualidade, e as particularidades da sua carreira e profissão.
Confira também Corte de Cabelo também comunica na sua imagem pessoal
Por Jéssica Zany
Formada em Designer de Moda com especialização em Consultoria de Imagem Pessoal pelo Centro Europeu, em Curitiba. Já atuou em grandes marcas como RCHLO e BO.BÔ. Atualmente, ministra workshops e oferece consultoria, on-line e presencial, personalizada para pessoas que buscam transformar sua imagem pessoal na sua melhor forma de expressão.
“Moda é uma forma de expressão e identidade. E a imagem pessoal é um canal de comunicação não verbal, que abre portas. As pessoas se vestem para serem ouvidas e não vistas”.
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