Se para cada estilo um código de vestimenta, para as profissões não seria diferente. Dress Code é o nome para “código de vestir”. Cada empresa tem a sua cultura, padrão, formalidade e tradição. E isso está relacionando ao comportamento e posicionamento da marca, até a forma como seus colaboradores se vestem.
E, claro, existem as empresas informais, onde não existe esse código (o que as vezes pode ser uma cilada, pois pode ser confundido com o “tudo pode”).
Por isso, ao entrar no mundo corporativo o ideal é analisar o perfil (estilo) da empresa. Um exemplo: o Banco Itaú, que fala uma linguagem mais culta, você percebe pelas próprias publicidades. Diferente do Nubank que traz uma publicidade e comunicação mais jovial e informal. Então, sempre observe o perfil da empresa, se liberal ou não, se requer mais formalidade ou se é mais descontraída para definir seus looks.
Agora vamos entender melhor, usando as profissões como exemplo:
Jornalista / TV – Acima de tudo, uma profissão comunicativa, em que o importante é o poder da informação. Aqui, a imagem do jornalista / apresentador não deve chamar mais atenção que a própria notícia.
Repórter – Já aqui o jornalista já precisa de mais praticidade. Ele “sobe e desce” procurando por fatos, porém, não aparece em rede de TV, fica mais nos bastidores da notícia.
Advogada – uma profissão que exige, principalmente, uma imagem mais formal, de autoridade. Por isso, pede elementos visuais mais estruturados, rígidos e de alto contraste.
Médica – a imagem de uma médica precisa trazer um ar de limpeza, frescor e praticidade.
Professora – para prender a atenção dos alunos é importante usar cores mais vibrantes, dessa forma é estar pronta para qualquer ocasião, por se tratar de uma profissão mais dinâmica.
Motorista de aplicativo – uma vez que você está aberta para receber qualquer tipo de passageira, é muito importante manter uma neutralidade. Dessa forma, cores mais neutras, com elementos visuais discretos, confortáveis e práticos.
Mas atenção: Seja como for, cada composição de look deve ser levado em conta seu estilo, sua rotina, e se possível sua coloração pessoal. Além disso, o clima de onde você mora também é importante.
Lembre-se: essas dicas são de “modo geral”. Dessa forma, uma consultoria de imagem é o caminho para analisar a sua individualidade, e as particularidades da sua carreira e profissão.
Confira também Corte de Cabelo também comunica na sua imagem pessoal
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r Jéssica Zany
Formada em Designer de Moda com especialização em Consultoria de Imagem Pessoal pelo Centro Europeu, em Curitiba. Já atuou em grandes marcas como RCHLO e BO.BÔ. Atualmente, ministra workshops e oferece consultoria, on-line e presencial, personalizada para pessoas que buscam transformar sua imagem pessoal na sua melhor forma de expressão.
“Moda é uma forma de expressão e identidade. E a imagem pessoal é um canal de comunicação não verbal, que abre portas. As pessoas se vestem para serem ouvidas e não vistas”.
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