Manaus, terça-feira 6 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Professora Maria do Carmo critica proposta do vice-prefeito de Manaus sobre rodízio no trânsito: ‘Manaus precisa de investimento e novas vias’

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A professora Maria do Carmo Seffair (PL-AM) fez críticas à gestão municipal, nesta quinta-feira (5), após o vice-prefeito de Manaus e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior (Avante), sugerir o rodízio de veículos na capital. A medida de gestão de trânsito restringe a circulação de carros com base no número final da placa.

No entanto, Maria do Carmo criticou a proposta, apontando que a medida é inviável em Manaus, especialmente diante da superlotação no transporte público coletivo.

“Rodízio de carro em Manaus? O estudo deve ser realmente da mente criativa e amadora do prefeito e seu vice, porque nenhum estudo sério indicaria rodízio numa cidade como Manaus, que não tem um sistema de transporte que pudesse ser usado como alternativa pelo cidadão. Quando o sistema de transporte público não existe”, afirmou ela.

A professora destacou ainda que a adoção do rodízio veicular traria diversos transtornos à população, como o agravamento da superlotação dos ônibus, dificuldades para os trabalhadores e uma sensação geral de perda de tempo no trânsito.

“Imagina você, tem carro e precisa deixar os filhos na escola e ir trabalhar, mas nesse dia você não vai poder usar seu carro. Ou seja, ou você vai pegar táxi ou motorista de app, vai ter que enfrentar aqueles ônibus lotados que já não conseguem atender à demanda da população”, disse ela.

Pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo propôs alternativas para a gestão municipal lidar com os problemas de mobilidade urbana em Manaus, com foco em infraestrutura e eficiência nos investimentos públicos.

“Manaus precisa de investimento sério e novas vias e viadutos que funcionem, que não gastem só o dinheiro público, como o tal viaduto do Saci. Precisa de um sistema de verdade, não só de ônibus velhos, que diga-se de passagem, têm um dos maiores, se não o maior, subsídio pago por uma prefeitura”, explicou ela.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.