*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Nessa quinta-feira (3), a professora de psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Valeska Zanello, fez uma denúncia em seu Instagram, após ter seu trabalho plagiado por um estudante de psicologia e influenciador digital, identificado como João Marques.
Valeska fez uma publicação, mas sem citar nomes contou que descobriu o ocorrido há um ano e meio. “Ele literalmente copiou meu trabalho de pesquisa sobre grupos masculinos de WhatsApp no Brasil, com falas idênticas, literais e assinando o que postou como se fosse dele. Muita gente que me seguia o seguia também, e mulheres foram em enxame solicitar que ele fizesse a referência ao meu trabalho e me citasse. Ele bloqueou essas mulheres. Tempos depois, ele me plagiou, literalmente, de novo”, escreveu Zanello.
Em um determinado momento, a professora lembra também que o mesmo se repetiu nesta semana, durante um post que continha 50 mil curtidas, mas que não foi feita a devida referência de João ao livro da pesquisadora. “Por que é tão difícil para um homem referendar o trabalho de uma mulher? Isso tem um nome: misoginia”, acusou Zanello.
A publicação de denúncia da professora viralizou nas redes sociais e teve mais de 145 mil curtidas. Com isso, os seguidores de Valeska foram pedir que João se pronunciasse sobre o assunto, e o mesmo admitiu o erro. “Na época fui chamado atenção pelos seguidores dela e eu coloquei não só a referência, como um aviso dizendo que tanto a pesquisa quando às citações diretas eram dela”, contou.
“Nós nunca nos comunicamos, e eu deveria ter falado com ela. Eu errei ainda mais em bloquear pessoas que vieram me comunicar sobre isso. E a própria Valeska, que foi bloqueada muitos meses depois, por eu ter visto outros posts dela e ter sentido medo, vergonha e culpa – por isso o bloqueio. Não é culpa dela, ela tem todo o direito de reivindicar a autoria do seu trabalho, o erro foi meu e isso só amplificou o problema”, escreveu o estudante de psicologia.
Ainda na publicação ele conta que não foi claro o suficiente sobre a situação. Ele assumiu a culpa e disse que deveria ter feito a divulgação de forma mais responsável. João prometeu que iria corrigir os erros cometidos, e que irá revisar todas as postagens.