*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A professora de redação Gabrielle Cavalin, de 31 anos, acertou a temática da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A prova ocorreu nesse domingo (13) em todo o Brasil. Em entrevista ela disse: “era o momento para cobrarem, fora que era uma minoria ainda não abordada”.
Todo ano existe uma grande especulação sobre o tema. A educadora já havia realizado uma viagem até uma aldeia indígena no Acre para conhecer a realidade dos indígenas, que foi o tópico da redação do Enem.
“Desde o início do ano a questão indígena, principalmente, estava muito forte na mídia. Era o momento para cobrarem, fora que era uma minoria ainda não abordada”, opinou Gabrielle.
Ela ainda disse que sentiu dificuldade para abordar ao trabalhar com os estudantes no livro “Ideias para adiar o fim do mundo” de Ailton Krenak, uma liderança indígena brasileira.
“A questão indígena é muito distante pra eles e tive muita dificuldade de mobilizá-los para discussão, por isso, me dispus a viver na pele para conseguir trazer um debate a partir da vivência”, destacou.
A expedição ocorreu em julho, na aldeia Shanenawa no município de Feijó, onde ficou durante uma semana. Para a professora, isso contribuiu nas aulas, e a experiência também foi importante para a sua formação pessoal.
“Há alguns anos tenho um projeto de viajar todas as capitais do Brasil para poder conhecer nosso país mais de perto e enriquecer minha vida, e também as discussões em sala de aula”, conta Gabrielle.