*Da Redação Dia a Dia Notícia
A um mês do encerramento do ano, a indústria de motocicletas já superou toda a produção registrada em 2024. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) mostram que, entre janeiro e novembro, 1.850.829 unidades foram produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O volume é 13,9% maior que o contabilizado no mesmo período do ano passado, reforçando o bom desempenho do setor ao longo de 2025.
Em novembro, foram produzidas 165.690 motocicletas, alta de 13,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a outubro houve retração de 12,3%, influenciada pelo menor número de dias úteis no mês. Foram 19 em novembro, contra 23 dias úteis em outubro. Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, os resultados confirmam o bom momento do setor de duas rodas.
“As associadas adotaram estratégias para acompanhar o crescimento da demanda e ajustar a produção ao longo do ano. Chegaremos ao fim de 2025 com boas expectativas em relação à produção de 1.950.000 unidades”, afirma.
Produção por categoria

A Street liderou o ranking de produção por categoria no acumulado do ano, com 935.820 motocicletas e 50,6% do total fabricado. Em segundo lugar, ficou a Trail (21%), seguida pela Motoneta (13,5%).
No levantamento mensal de produção, a liderança é dos modelos de baixa cilindrada, com 127.339 unidades e 76,9% do volume total fabricado. Na sequência ficaram as de média cilindrada (20,3%) e as de alta cilindrada (2,8%).
Vale destacar que, em termos porcentuais, a produção de modelos de média cilindrada avançou 25,3%.
“Esse crescimento reflete a mudança no perfil do consumidor, que passa a buscar motocicletas com mais tecnologia agregada, desempenho e conforto”, explica Bento.
Varejo
As vendas de motocicletas bateram recorde. De janeiro a novembro, foram emplacadas 2.004.626 unidades, crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Assim como a produção, o desempenho do varejo está muito próximo da projeção da Abraciclo, que estima encerrar o ano com 2.100.000 unidades comercializadas.
Em novembro, os licenciamentos somaram 180.645 motocicletas, alta de 22,8% na comparação anual. Frente a outubro, houve queda de 13,9%, reflexo do menor número de dias úteis no mês – fator que também afetou a produção. A média diária de vendas foi de 9.508 unidades.
Exportações
No acumulado do ano, as fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) exportaram 39.622 motocicletas, alta de 39,2% em relação ao mesmo período de 2024.
Em novembro, foram exportadas 4.564 motocicletas, aumento de 178,3% na comparação anual e queda de 18% em relação a outubro.
