*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
A procuradora-geral do município de Registro (SP) Gabriela Samadello Monteiro Barros, 39 anos, sofreu uma terrível agressão na tarde desta terça-feira (21/06). O autor foi o também procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, que desferiu socos e chutes contra Gabriela após ela abrir um processo administrativo contra ele por sua postura no ambiente de trabalho. O caso ocorreu na prefeitura do município, onde os dois trabalham.
A agressão foi filmada por outra funcionária e o vídeo viralizou rapidamente nas redes sociais. Gabriela registrou um boletim de ocorrência sobre o caso no 1º Distrito Policial (DP) de Registro. No vídeo, outra funcionária tenta ajudar Gabriela e é empurrada por Demétrius contra uma porta. O agressor ofende a procuradora diversas vezes e só foi contido por outros dois funcionários do setor júridico que ouviram os gritos.
Indisciplina
Às autoridades, Gabriela afirmou que Demétrius demonstrava comportamento suspeito já há algum tempo e teria sido grosseiro com outra funcionária. A procuradora, então, cobrou providências devido ao medo de sentia de dividir o ambiente de trabalho com o colega. Ela informou que enviou um memorando à secretaria administrativa com uma proposta de um procedimento contra Demétrius.
A comissão para apurar os fatos citados por Gabriela foi criada na segunda-feira (20/06), o que teria motivado as agressões.
Repúdio
A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape) publicou uma nota de repúdio contra o “violento ataque sofrido” por Gabriela “durante seu exercício profissional”. A associação afirma que o ataque desrespeita os direitos fundamentais dos cidadãos e “atinge a esfera moral e ética de todos os advogados públicos e advogadas públicas que exercem com rigor seu papel na sociedade”. Confira a nota na íntegra: