A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira (5), e publicado em edição extra no final de semana. A escolha do procurador-geral é realizada por meio de lista contendo o nome dos dez procuradores e encaminhada ao governador pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Barroso ingressou no MPC em 2006, onde passou em 1º lugar no concurso para procurador de Contas. Antes de ingressar ao MPC-AM, atuou como procurador no estado de Roraima. Trabalhou ainda como escrivão do Tribunal de Justiça do Amazonas e foi professor de direito civil em cursos preparatórios.
Além do presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, os demais conselheiros e auditores do TCE-AM participarão da sessão solene, que acontecerá antes da 17ª sessão ordinária do Pleno.
Outras autoridades locais e nacionais também estarão presentes na sala virtual, como o governador do Estado, Wilson Lima; o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto; presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub; procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Stephenson Oliveira Victer; Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), Germano Galvão Cavalcanti; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy.
*Informações da assessoria