Search
booked.net
Search
Close this search box.

Procura por Ivermectina cresce 300% e Hidroxicloroquina cai 15% no AM, afirma Grupo Tapajós

*Rayane Garcia – da redação Dia a Dia On-line

O Amazonas vive o pico da segunda onda da Covid-19 e a busca pelo ‘kit covid’ cresceu no estado. O Grupo Tapajós, que corresponde às farmácias Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma, registrou um aumento de 300% nas vendas de Ivermectina e 144% de Azitromicina. Os dados são dos dois últimos meses de 2020 e já demonstram o crescimento do interesse por esses itens em janeiro.

Indicado pelo Governo Federal, e sem comprovação científica da eficácia, a busca pela cura da doença se repete como no primeiro semestre de 2020, mas desta vez a procura é pela Ivermectina.

A hidroxicloroquina, medicamento que gerou muita polêmica, teve uma queda de 15%.

O Grupo informou que 90% das vendas desses medicamentos e insumos para o tratamento da doença correspondem aos consumidores de Manaus e que apesar da grande demanda foi possível manter os preços acessíveis.

No dia 7 de janeiro, o Governo Federal encaminhou um ofício às unidades básicas de saúde do Amazonas pressionando os médicos a prescrever os remédios Ivermectina, Cloroquina e Azitromicina aos pacientes para o tratamento precoce da doença.

Ofício do Ministério da Saúde

No dia 7 de janeiro, um ofício foi enviado à Secretaria de Saúde do Estado onde orientava a adoção das medidas de tratamento precoce indicadas pelo Governo (o kit Covid) e dizia ser inadmissível a não adoção do estado até aquele momento da prescrição dos remédios, além de afirmar que há comprovação científica, mesmo não havendo.

Na vinda a Manaus, o ministro da Saúde defendeu o uso dos medicamentos.

“Senhores, senhoras, não existe outra saída: nós não estamos mais discutindo se esse profissional ou aquele concorda. Os conselhos federais e regionais já se posicionaram, os conselhos são a favor do tratamento precoce, do diagnóstico clínico”, disse Pazuello.

No ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou o presidente sobre um possível superfaturamento na compra da Cloroquina que teve um aumento de 163%.

Kit Covid

Por não ter comprovação científica, há muitos questionamentos acerca da orientação do uso da Ivermectina no tratamento da Covid-19, além deste ser recomendado ao tratamento de parasitas – e não de vírus. 

A ivermectina é um remédio antiparasitário que pode paralisar e promover a eliminação de vários parasitas, sendo indicado no tratamento da oncocercose, elefantíase, pediculose, ascaridíase e escabiose. 

Já no caso da cloroquina, é um medicamento indicado para o tratamento da malária, amebíase hepática, artrite reumatoide, lúpus e doenças que provocam sensibilidade dos olhos à luz.

Também é receitado a Azitromicina, que é um antibiótico utilizado para combater infecções causadas por bactérias, como infecções da pele, sinusite, rinite e pneumonia, por exemplo. Além disso, também pode ser recomendado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como a Gonorreia e a Clamídia, por exemplo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.