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Processo de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é protocolado na Aleam

Documento que pede a destituição do governador do Amazonas e de seu vice, Carlos Almeida, é assinado pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Economia e de Administração
Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Economia do Amazonas – 13ª Região (Corecon) e o Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM) protocolaram, na manhã desta quarta-feira, 29.04.20, pedido de impeachment contra o governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima, e o vice-governador, Carlos Alberto Souza De Almeida Filho, com base na efetivação da “Gestão Pública Temerária” no controle do orçamento, bem como na falta de probidade na Administração Pública Estadual, principalmente em relação à área de Saúde.

 

O documento protocolado junto à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), requer que seja decretada a perda do mandato público, e ainda, a inabilitação para exercer função pública pelo prazo de 05 (cinco) anos e demais repercussões cíveis e criminais.

 

“Diante da falta de compromisso e de responsabilidade com a gestão de recursos públicos que penaliza, claramente, a população do Estado do Amazonas, gerando, inclusive, perdas de inúmeras vidas, o Corecon-AM em parceria com o CRA-AM não pode se calar e exige que haja uma punição e mudança de rumo na administração pública, como questão de responsabilidade que temos com a nossa profissão, se não nos calarmos diante de tamanhas irregularidades”, afirmou o presidente do Corecon-AM, Francisco de Assis Mourão Jr.

 

“Embora tivesse conhecimento do risco apresentado pela covid-19, conforme informado à Aleam por meio da mensagem de nº38/2020, em meados de janeiro, o Governo do Estado empenhou, liquidou e pagou despesas de exercícios anteriores, ou seja, em meio ao suposto caos que poderia ser evitado, priorizando o pagamento de débitos de gestões anteriores (…)”, aponta o documento.

 

A situação gerou ainda manifestação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), determinando que a Susam enviasse as informações sobre o fato, relacionando todos os pagamentos feitos pela Pasta no ano de 2020, acerca de serviços e aquisições referentes a exercícios anteriores, relacionando o destinatário e o valor. A despeito da alegação apresentada pelo Governo do Estado, conforme o pedido de impeachment, de que o pagamento referia-se à área de Saúde, observa-se, segundo Portal da Transparência do Estado do Amazonas que o Poder Executivo, efetivamente, pagou à Susam, referente exercício anterior, o valor de aproximadamente R$ 42 milhões.

 

“Gestores públicos devem valer-se do conhecimento e não do mero uso de artimanhas para gastar o dinheiro público ao seu bel prazer. Não têm o direito de fazer apostas políticas com a vida da população que devem nesse momento se proteger. Em um momento como este, em estágio reconhecido de pandemia, a população precisa fazer uso de um sistema de saúde eficiente, onde possam ter o tratamento necessário e assim, evitar o crescente número de óbitos”, aponta o documento.

 

Além disso, houve descumprimento de decisão judicial por parte do Governo do Estado referente à garantia de ampliação de UTIs para hemodiálise, impetrado pela Defensoria Pública e do qual o estado foi notificado, porém, não comprovou o atendimento do mandado. Neste sentido coube à Defensoria Pública solicitar demonstração por parte do Poder Executivo do cumprimento da liminar, sob pena de responderem por improbidade administrativa, sem prejuízo de responsabilidades inclusive na esfera criminal.

 

Gestão temerária

 

Acerca da alegação de gestão temerária, o pedido do Corecon-AM e do CRA-AM baseia-se ainda na comprovação da tentativa de utilização irregular e transparente dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI); nas denúncias feitas pela imprensa local e nacional sobre a falência do sistema de saúde, baseadas em filmagens, fotos de falta de atendimento, de equipamentos e de greve de servidores por salários atrasados no ano de 2019; além da falta de um plano de contingência minimamente aplicável e sustentável para o enfrentamento da Pandemia de Covid-19, demonstrando ineficiência do gerenciamento do Sistema Público de Saúde por parte do Executivo Estadual.

 

Em novembro de 2019, o TCE emitiu um alerta para que a Susam adotasse providências na transferência dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) aos municípios do interior para aplicação na saúde, entre elas: observação das disposições legais para realização das transferências fundo a fundo; a avaliação dos planos para aplicação dos recursos apresentados pelos municípios; a inclusão no plano estadual de saúde das diretrizes, objetivos, metas e indicadores que se pretendem alcançar com a transferência de recursos do FTI aos municípios; e a adoção de medidas para informar ao Ministério da Saúde os gastos de acordo com as subfunções.

 

Além disso, a recomendação exigia que o governo monitorasse os resultados das metas estabelecidas pelos municípios com a aplicação dos recursos do FTI. A destinação de 10% dos recursos do FTI para aplicação na saúde nos municípios do interior do Estado tinha sido aprovada a partir de uma alteração na Lei nº 2.826/2006 promovida pela Lei nº 4.791/2019 e, posteriormente, pela Lei nº 4.864/2019. A medida seria válida para os exercícios 2019 e 2020.

 

De acordo com o documento protocolado pelos conselhos, além de “a redação encaminhada pelo Governo e aprovada pela Aleam sacrificar o interior”, detentor do direito do recurso a eles é garantido por lei, houve ainda a tentativa de utilização desse recurso para celebração de contrato de R$ R$ 4,06 milhões com a Organização da Sociedade Civil (OSC) de Brasília Movimento Brasil Competitivo (MBC), tendo como objeto ajudar a fazer a reforma administrativa do Estado que prometia, de acordo com anúncio do próprio governo, “economizar” R$ 5,16 milhões em um ano. O fato não chegou a ser concretizado devido à repercussão do fato.

 

“Desta forma, a justificativa apresentada pelo Governador e Vice-Governador do Estado do Amazonas não se concretizam e fica claro que as decisões equivocadas, levaram o subdimensionamento dos efeitos sobre o orçamento, ficando evidente que estes fatos contribuíram, de forma específica, para a crise que vive o Estado do Amazonas”, aponta o documento.

 

Sobre o plano de contingência para o enfrentamento da covid-19, o documento afirma que “a situação caótica do Sistema de Saúde Público do Estado do Amazonas, conforme explanado anteriormente de maneira ampla em todo o Brasil, deixa claro que o funcionamento do fluxo de atendimento à população é inadequada, pois mistura-se todos os tipos de casos, sejam eles confirmados ou suspeitos de Covid-19, com pacientes que enfrentam outras enfermidades, Diante disso, é incontestável que o planejamento e execução da gestão de saúde em nosso Estado ocorre de forma desordenada e ineficiente por culpa do Governador e do Vice-Governador do Estado do Amazonas”.

 

Outros pedidos na ALEAM

 

O primeiro pedido de afastamento do governador e do vice foi feito pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam), Mário Vianna, que alega negligência e omissão do Estado em relação à saúde e o avanço da Covid-19 no Estado. Em vídeo, Vianna responsabiliza o governo pelas mortes ocorridas na sociedade e dos profissionais da saúde.

 

Na última sexta-feira, 24, o Movimento Independente do Amazonas e coordenador regional do Movimento Conservador, o empresário William Bitar Barroso dos Santos, protocolou na Aleam o segundo pedido de impeachment do governador e do vice alegando crime de responsabilidade fiscal.

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