*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os primeiros casos da subvariante Ômicron XQ (BA.1.1 e BA.2) do coronavírus, foram registrados na cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, os casos foram identificados pelo Instituto Butantan por meio do sequenciamento genético do vírus. A identidade e o estado de saúde dos infectados pela subvariante não foram divulgados.
Como ainda são poucos casos, não existem informações sobre transmissibilidade e virulência da XQ, mas ela está abaixo do grau da variante de preocupação (VOC) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em abril, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da XE, uma outra recombinante da ômicron. Até agora, são três casos identificados no Brasil da XE.
Apesar de a subvariante ser identificada pela primeira vez no Brasil, 49 casos de variante recombinante já tinham sido apontados na Inglaterra e País de Gales. Uma recombinação acontece quando uma pessoa é infectada com duas ou mais variantes ao mesmo tempo, resultado em uma mistura de material genético dentro do corpo do paciente.