*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas realizou o primeiro transplante renal de doador falecido, inteiramente realizado na rede pública estadual de saúde. O procedimento, considerado um marco para a saúde do estado, foi realizado com sucesso nesse sábado (29), no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.
“É uma conquista que representa a ampliação da oferta de transplantes e das oportunidades para quem precisa”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. Os receptores foram dois pacientes da fila nacional de doação – uma mulher e um indígena.
O indígena, de 39 anos, e a mulher, de 42 anos, receberam os órgãos de um homem de 57 anos, que faleceu na sexta-feira (28/06) no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).
A secretária Nayara Maksoud destacou que o procedimento é um avanço do Programa Saúde Amazonas e reforça o compromisso do governador Wilson Lima em fortalecer o setor. “Esse é o primeiro transplante renal de doador falecido realizado na rede estadual de saúde. Um passo importante, uma grande conquista”, ressaltou.
Anteriormente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) oferecia transplantes renais de doadores falecidos apenas em unidades particulares. A rede pública realizava transplantes de rim apenas de doadores vivos no Delphina Aziz, que desde julho de 2023, já efetuou 80 procedimentos desse tipo. O hospital é referência em transplantes renais na região Norte.
Procedimento
Nayara Maksoud observou que o sucesso do procedimento envolveu uma preparação especial com equipes multidisciplinares do Delphina Aziz e do HPS Dr. João Lúcio, além da participação da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
“O preparo envolveu profissionais de diversas áreas, como equipe médica, de enfermagem, serviço social e psicologia. A equipe do OPO e os médicos acompanharam e acolheram os familiares do doador falecido, que decidiram realizar a doação dos órgãos”, explicou.