No fim do primeiro semestre de 2021, as equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) já retiraram mais de 1,5 tonelada de lixo dos igarapés de Manaus. A informação foi repassada nesta terça-feira (13).
O prefeito David Almeida ressaltou que as equipes de limpeza tem trabalhado de forma constante na capital. No entanto, foi anunciado reforço nas ações de conscientização, para que a população descarte resíduos em locais adequados.
“Diariamente, estamos removendo toneladas de lixo dos nossos igarapés, fazendo o transbordo. Este ano já foi mais de 1,5 tonelada de lixo retirada dos nossos igarapés, e nós ainda fazemos o transbordo, para que os detritos não desemboquem no rio”, disse David Almeida.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros, capitão João Filho, relatou que mergulhadores foram impedidos de submergir no Igarapé do Franco, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, para realizar as buscas pelo corpo de Edmundo Alencar, 17, que desapareceu nessa segunda (12), após cair no igarapé para resgatar um bola. O corpo do outro adolescente que desapareceu, Moisés Alves, 17, foi encontrado pela madrugada.
“É muito lixo e isso atrapalha nosso trabalho. Não tem condições de um mergulhador descer para buscar o corpo. Por isso optamos por uma varredura com um equipamento chamado espinhel que possui vários anzois. Por isso peço, não jogem lixos em nossos igarapés”, apela o capitão.