*Da Redação Dia a Dia Notícia
O curta-metragem ‘Uma Mulher Pensando” irá estrear nacionalmente na 26ª Mostra de Cinema Tiradentes no próximo sábado (21). Este é o primeiro filme dirigido e filmado por mulheres yanomami. O curta foi filmado na comunidade Watoriki, na região do Demini, terra indígena yanomami.
A direção de Thuë Pihi Kuuwi (nome em yanomae) é assinada por Aida Harika Yanomami, Roseane Yanomami e o xamã Edmar Tokorino Yanomami. A produtora Aruac Filmes foi a responsável pela produção com co-produção da Hutukara Associação Yanomami e produção associada da Gata Maior Filmes.
O público poderá assistir ao curta no sábado (21) a partir das 17h30 (horário de Brasília), no site da Mostra de Cinema Tiradentes. O filme ficará disponível gratuitamente até às 17h30 do dia 24 de janeiro.
O filme conta a história de reflexão de uma mulher yanomami sobre a relação de um xamã com yãkona, o rapé ritualístico que inicia o indígena no conhecimento xamânico de seu povo.
Durante as filmagens de Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando outros dois curtas-metragens foram produzidos pela Aruac Filmes: Mãri Hi – A Árvore do Sonho e Yuri Uxëa Tima Thë – A Pesca com Timbó. O trio de histórias independentes faz parte do projeto “A Queda do Céu”, que deve apresentar um longa-metragem que será como “um novo capítulo” para o livro do xamã Davi Kopenawa e do etnólogo Bruce Albert.