*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na madrugada desta quinta-feira (25), à 0h01, nasceu Max Gabriel, o primeiro bebê do Natal de 2025 na rede estadual de saúde do Amazonas. O parto ocorreu no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), na zona Centro-Sul de Manaus. Filho de Inês do Carmo, de 39 anos, e Maximino Lima, de 41, o recém-nascido veio ao mundo por cesariana, com 4,340 quilos e 52 centímetros. A família, moradora da comunidade do Ariaú, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) havia se deslocado para a capital dois dias antes, após o início das contrações.
“Ficamos surpresos e felizes em saber que nosso bebê é o primeiro a nascer no Natal”, celebrou o pai. Mãe de outros três filhos, Inês e o recém-nascido seguem sob assistência multiprofissional e devem receber alta em até 72 horas.
O nascimento simboliza o funcionamento ininterrupto da rede de saúde do estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), mais de 21 mil profissionais estão escalados em regime de plantão entre o Natal e o Ano Novo para garantir o atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência da capital e nos hospitais do interior.
A secretária de saúde, Nayara Maksoud, destacou que o fortalecimento da rede materno-infantil refletiu na redução de 49,2% na mortalidade materna no Amazonas em 2024, fruto de investimentos em pré-natal e assistência humanizada.
