Search
booked.net
Search
Close this search box.

Primeira-ministra da Nova Zelândia renuncia ao cargo: “Políticos são humanos”

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou nesta quinta-feira (19) que não irá se candidatar à reeleição e que deverá renunciar até o início de fevereiro. Ardern frisou que foram cinco anos e meio difíceis como primeira-ministra e que ela era apenas humana e precisava se afastar.

Ardern disse que ainda acredita que o Partido Trabalhista da Nova Zelândia vencerá as próximas eleições, marcadas para outubro deste ano.

“Embora eu não vá disputar a eleição, sei que as questões que mais afetam os neozelandeses continuarão sendo o foco do governo durante este ano e nas eleições”, disse Ardern.

Ela afirmou que já não tem mais combustível para seguir na carreira. A política de 42 anos disse que o tempo em que ela esteve no cargo (quase seis anos) foram desafiadores e cobraram um preço.

“Eu sei que haverá muita discussão após esta decisão sobre qual foi o chamado motivo ‘real’. O único ângulo interessante que você encontrará é que, depois de enfrentar seis anos de grandes desafios, eu sou humana. Os políticos são humanos. Damos tudo o que podemos, pelo tempo que pudermos, e então é a hora. E, para mim, é a hora”, disse.

Jacinda foi vitoriosa em duas eleições no país. Na primeira vez, em 2017, ela tinha 37 anos e se tornou a mais jovem líder de um país, de acordo com a BBC. A última vitória foi em 2020.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.