*Da Redação Dia a Dia Notícia
A primeira “Igreja Luciferiana do Brasil”, localizada em Itatiaia, no Rio de Janeiro, virou um fenômeno nas redes sociais. Imagens do espaço acumulam milhões de visualizações e têm gerado debates acalorados sobre liberdade religiosa e diversidade espiritual.
Fundada pelo sacerdote Mestre Jonan, que acumula 300 mil seguidores nas redes sociais, a igreja apresenta uma arquitetura em estilo neogótico, com predominância das cores preta e vermelha. A localização do templo foi estrategicamente escolhida para que a construção seja vista tanto por quem dirige ao Rio de Janeiro quanto a São Paulo, de acordo com o site Diário do Vale.
Mestre Jonan, natural de Volta Redonda (RJ), tem 30 anos e é pai de duas crianças. Ele cresceu em uma família com tradições espíritas: a mãe é quimbandeira e o pai umbandista. Essa herança espiritual influenciou a decisão de estabelecer a igreja em Itatiaia, orientado, segundo ele, pela espiritualidade.
A notoriedade da igreja nas redes sociais tem atraído tanto curiosos quanto fiéis. Vídeos publicados no TikTok mostram visitantes compartilhando impressões sobre a construção.
O luciferianismo é uma doutrina religiosa, baseada na figura de Lúcifer, que por sua vez é considerado como portador da Luz do intelecto. Em geral, a doutrina renega o satanismo e garante que Lúcifer e Satanás não são a mesma entidade, porém, algumas organizações satânicas, se consideram luciferianas.