*Da Redação Dia a Dia Notícia
O vereador de Manaus Jander Lobato, membro da base de apoio do prefeito David Almeida (Avante), anunciou sua filiação ao partido Progressistas (PP), presidido no Amazonas pelo vice-prefeito da capital, Marcos Rotta (PP). Eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 2020, Jander trocou a legenda pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para concorrer ao cargo de deputado estadual em 2022, mas não foi eleito. Agora, o vereador segue para o PP, possível nova casa do prefeito de Manaus para concorrer à reeleição no próximo ano.
Nas redes sociais, Jander comemorou a “nova caminhada” para “seguir em frente e avançar sempre para sempre juntos fazermos da nossa cidade uma Manaus cada vez melhor”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por JANDER LOBATO | Vereador de Manaus (@janderlobato)
Em comunicado, o vereador agradeceu ao ex-deputado Serafim Corrêa (PSB) e à equipe do partido por tê-lo recebido durante o pleito de 2022. Jander foi eleito em 2020 pelo PTB, que atualmente está em processo de fusão com o Patriota. Os dois partidos deverão gerar uma nova legenda nomeada como “Mais Brasil”. Por ter sido eleito por um partido que deixará de existir, o vereador tem a liberdade de mudar de legenda durante a atual legislatura municipal, que se encerra no próximo ano.
O movimento de Jander Lobato precede o do próprio David Almeida. Nos bastidores e nas análises políticas, tem crescido a possibilidade do prefeito manauara trocar seu atual partido, o Avante, pelo PP. No ano passado, David recebeu um convite do presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro.
Em busca da reeleição, o prefeito tende a buscar uma legenda com mais estrutura, recursos e tempo de TV. O Avante elegeu apenas sete deputados federais, superando a cláusula de barreira por muito pouco, mas ficando com menos recursos eleitorais para o próximo ano. Por outro lado, o Progressistas possui 49 deputados federais, a quarta maior bancada do legislativo nacional, garantindo uma fatia muito maior de verbas eleitorais.