Search
booked.net
Search
Close this search box.

Presidiários do Amapá usavam imagens de delegados do AM em esquemas fraudulentos

Jander Robson/Portal do Holanda

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Quatro indivíduos foram detidos na quinta-feira (15), no Amapá por se passarem por delegados, advogados e até mesmo pelo diretor-presidente do Detran do Amazonas, Rodrigo de Sá. Alex Silva da Silva, 23, Gelvane Brito da Silva, 30, Gibson dos Santos Silva, 24, e Márcio Cley Melo de Carvalho, todos com idades entre 22 e 26 anos, foram surpreendentemente presos de dentro de uma penitenciária, onde cumpriam pena por estupro de vulnerável.

A Polícia Civil revelou que o grupo, atuando de forma coordenada de dentro da área do seguro, destinada a presos em risco de vida, executava um sofisticado esquema de golpes em vendas de veículos. A fraude se estendia por vários estados do país, incluindo Amazonas, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso do Sul, entre outros.

O modus operandi dos golpistas consistia em atrair vítimas com preços abaixo do mercado, alegando que os veículos eram provenientes de apreensões do Detran. Uma vítima chegou a entregar R$ 70 mil acreditando na compra de duas Hilux.

As investigações, iniciadas em agosto de 2023, revelaram que o grupo utilizava a identidade de autoridades, como o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, para promover o golpe. O perfil falso, denominado “Davi Alencar”, oferecia veículos em leilões inexistentes.

Durante as negociações, as vítimas acreditavam estar tratando com delegados reais e realizavam pagamentos pelos supostos automóveis. No entanto, o dinheiro ia parar nas mãos dos golpistas, que já estavam detidos no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá.

O delegado Antônio Rondon ressaltou que familiares dos detentos também participavam do esquema, fornecendo chaves PIX para receber os pagamentos das vítimas. Eles também serão indiciados.

Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran do Amazonas, alertou sobre os perigos de negociar veículos a preços muito abaixo do mercado, destacando que as vítimas, buscando vantagens, acabaram sofrendo prejuízos financeiros significativos.

O delegado Guilherme Torres aconselhou a população a solicitar chamadas de vídeo ao negociar pela internet e a desconfiar caso o vendedor se recuse. O desmantelamento dessa quadrilha revela a importância de se manter vigilante em transações online, evitando cair em golpes que podem resultar em sérias consequências financeiras.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.