*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (25), do velório do Papa Francisco, realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O líder brasileiro chegou a Roma por volta das 8h30 (horário de Brasília), acompanhado de uma comitiva com autoridades brasileiras, entre elas a ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Em publicação nas redes sociais, Lula prestou homenagem ao pontífice, ressaltando “sua sabedoria, coragem e compaixão”. Ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, o presidente afirmou ter compartilhado a emoção e a devoção com fiéis, que estiveram na cerimônia de despedida. “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu.
Também integraram a comitiva brasileira os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A presença de representantes dos Três Poderes no funeral reforçou o reconhecimento do país à figura do papa, que faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um AVC e uma insuficiência cardíaca, segundo o Vaticano.
O funeral oficial do Papa Francisco está marcado para este sábado (26), em cerimônia que deve reunir chefes de Estado e lideranças religiosas de diferentes partes do mundo. Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica e deixa um legado de diálogo inter-religioso, defesa dos pobres e cuidado com o meio ambiente.