*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem uma nova líder. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a professora Tanara Lauschner como reitora da instituição, para um mandato de quatro anos. A decisão, que consta em decreto datado de 1º de julho, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2).
A posse da nova reitora está marcada para esta quinta-feira, 3 de julho. Tanara Lauschner substituirá Sylvio Mário Puga Ferreira e fará história como a segunda mulher a ocupar o cargo máximo da Ufam, seguindo os passos da professora Márcia Perales, que regeu a universidade entre 2009 e 2017.
Tanara foi eleita em consulta à comunidade acadêmica no dia 14 de abril, obtendo 52,86% dos votos ao lado do vice Geone Maia, pela chapa 57.
Perfil da nova reitora
Com uma sólida formação acadêmica, Tanara Lauschner é engenheira elétrica formada pela própria Ufam. Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Reconhecida como pesquisadora na área de computação, ela também é atuante no movimento de Mulheres na Computação. Antes de sua eleição para reitora, Tanara ocupou o cargo de subsecretária da Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).