*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Manaus, na noite da segunda-feira (9), para cumprir agenda e anunciar um pacote de ajuda humanitária contra as queimadas e a estiagem severa que atinge o Amazonas. Ele foi recebido pelo governador Wilson Lima (UB), pelos senadores Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD), o candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos (PT) e a candidata à vereadora Anne Moura (PT) e o deputado federal Silas Câmara (Republicanos).
Lula vai visitar os municípios de Tefé e Manaquiri, áreas afetadas pela seca, se reunirá com autoridades e prefeitos do interior e vai anunciar medidas para enfrentar a crise hídrica no Amazonas.
“Estou em Manaus para conversar com comunidades afetadas pela seca e me encontrar com prefeitos da região. Ao lado da população e dos governos locais, faremos anúncios de combate ao fogo e à estiagem, em um esforço conjunto”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Lula chegou à Base Aérea de Manaus por volta das 20h15 e seguiu em comboio para um local não divulgado, onde passará a noite. O presidente não falou com a imprensa no local.
A seca dos rios no Amazonas em 2024 já afeta mais de 340 mil pessoas, e todos os 62 municípios do estado decretaram situação de emergência, segundo o boletim do governo estadual divulgado nesta segunda-feira (9). Mais de 85 mil famílias estão enfrentando os impactos da estiagem.