*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reeleito para o segundo mandato, recebeu nessa segunda-feira (31/10) o presidente nacional do União Brasil e também deputado federal, Luciano Bivar (PE), e o vice-presidente do partido, Antônio Rueda, que vieram a Manaus especialmente para parabenizar o governador pela vitória nas urnas, no último domingo (30/10).
Wilson Lima é um dos quatro governadores que se elegeram pelo União Brasil em 2022. O coronel Marcos Rocha, de Rondônia, o empresário Mauro Mendes, do Mato Grosso, e o médico Ronaldo Caiado, de Goiás, completam a lista de governadores eleitos pelo sigla.
O União Brasil nasceu em 2022 a partir da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). O partido foi o terceiro com mais parlamentares eleitos para a Câmara Federal, com 59 deputados, ficando atrás somente da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), com 81 deputados, e o Partido Liberal (PL), com 99 deputados. A federação é formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV) e tinha Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato, o qual foi eleito no último domingo. Já o Partido Liberal tinha o presidente Jair Bolsonaro como candidato à reeleição, mas acabou não sendo bem sucedido.
No Senado Federal, o União Brasil elegeu cinco nomes: Alan Rick (AC), Davi Alcolumbre (AP), Efraim Filho (PB), Sergio Moro (PR) e Dorinha Rezende (TO).
Novo recorde
No último domingo, mais uma vez ultrapassando a marca de mais de 1 milhão de votos, Wilson Lima foi reeleito para o sei segundo mandato à frente do Governo do Amazonas. Quebrando o próprio recorde de votos que recebidos em 2018, é novamente o governador mais votado da história do estado, recebendo mais de 1,037 milhão de votos, 56,6% do total.
O governador derrotou o senador Eduardo Braga (MDB), que recebeu 795.008 votos, equivalente a 43,35% do total. Braga retorna ao Senado Federal, onde ainda tem quatro anos de mandato.