*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Boi Garantido foi o grande vencedor do 58º Festival Folclórico de Parintins, nesta segunda-feira (30), alcançando seu 33º título na história da disputa. A conquista gerou comemoração intensa entre os torcedores encarnados, mas a celebração também veio acompanhada de tensão após o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, deixar a apuração em protesto, alegando irregularidades nas notas.
O presidente do Garantido, Fred Góes, adotou um tom conciliador e ressaltou a importância de manter a serenidade. “Temos que ter tranquilidade em tudo na vida. No ano passado, nos comportamos como qualquer pessoa que entra em disputa. Não tripudiamos o resultado. Estamos com o coração tranquilo”, afirmou.

Fred também lamentou a atitude do dirigente rival: “É uma pena que o presidente do contrário agiu assim. Não dá pra gente ser jurado. Temos que aceitar.” Para ele, a vitória do Garantido representa mais do que um troféu: “O festival ganha muito com essa conquista. Estamos felizes, mas respeitosos.”
Para o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, a vitória representa um sentimento de tranquilidade no coração da nação vermelha. “O nosso coração está tranquilo pelo trabalho que fizemos. Nós não costumamos tripudiar pelo resultado do festival — nós ganhamos e vamos comemorar. O festival ganha muito com a vitória do Garantido. Não é só o Garantido que ganha, é Parintins”, afirmou.
Apuração
Para a leitura das notas, a mesa foi composta pelo secretário de Cultura, Caio André, o presidente da comissão de jurados João Francisco Lisboa e dois representantes de cada agremiação.
O secretário Caio André destacou a realização do Festival de Parintins para a economia do município, e ressaltou a importância do apoio do Governo do Amazonas para o evento. ‘’Foi um grande festival, tudo aconteceu de forma ordeira, com segurança, com estrutura adequada e, principalmente, oferecendo oportunidades às pessoas que vieram a Parintins e aos cidadãos de Parintins’’, disse.
O Boi Garantido saiu vitorioso na primeira noite de apresentação, conquistando a maioria das notas altas dos jurados. O bumbá vermelho obteve 419,8 pontos, enquanto o Boi Caprichoso ficou com 419,6, perdendo a primeira noite por dois décimos.
Na segunda noite, o Boi Garantido venceu por 419,5 pontos, contra 419,3 pontos do Boi Caprichoso. O Garantido se consagrou campeão na terceira noite, fechando com 419,7 pontos, enquanto o Boi Caprichoso obteve 419 pontos. Somando a pontuação, o Garantido foi campeão com 1.259 pontos, 1,1 pontos à frente do Caprichoso, que ficou com 1.257,9 pontos.
Troféu
O boi-bumbá campeão e o vice do 58º Festival Folclórico de Parintins vão receber um troféu mais que especial este ano. Criado pelo artista Lucijones Cursino, o mesmo artista parintinense criador do troféu Sincretismo Cultural, lançado na semana passada e que ficará em exposição no Bumbódromo após o festival.
Os troféus do festival foram confeccionados em 30 dias. Para a obra sair do campo das ideias, o artista Lucijones criou um tema para trabalhar suas criações. “Nosso festival foi criado por várias culturas, várias crenças, várias ideologias, por várias raças. Então, isso que a gente quis demonstrar nesse troféu”, explicou.
Na concepção da obra, cada fatia que compõe a cabeça do boi representa a formação desses elementos. Abaixo, há o bumbódromo, o templo da apresentação, onde é dado vida aos bumbás Caprichoso e Garantido.
“No Bumbódromo, é justamente ali que acontece essa disputa e tudo preenchido com as cores. Se for o Garantido, o Bumbódromo é todo preenchido pelas cores vermelhas, porque dominou aquela área toda, entendeu? Se for o Caprichoso, foi porque o bumbódromo ficou todo azul, porque o azul dominou geral, então foi justamente isso aí que eu imaginei”, comentou Lucijones.
Ver essa foto no Instagram
