*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal José Priante (MDB-PA) foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal nesta quarta-feira (15/3). Primo do governador paraense Helder Barbalho (MDB), Priante estampou os jornais em 2022 ao interceder junto ao governo Bolsonaro em favor de garimpeiros ilegais, alvos de uma operação da Polícia Federal em fevereiro do ano passado.
Na ocasião, Priante recorreu ao então ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). O deputado chegou ao Palácio do Planalto acompanhado pelo deputado alagoano Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara, e do prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco (MDB), notório defensor do garimpo ilegal e gestor da cidade responsável por exportar mais de 80% do ouro ilegal no Brasil.
O deputado José Priante chamou a operação da Polícia Federal, Ibama e ICMBio de “hollywoodiana” e de “pouca inteligência”. Ciro Nogueira não se pronunciou formalmente na época, mas aliados de Priante garantiram que o ministro levaria a demanda ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Este é o deputado José Priante, primo do pai do gov. do Pará, @helderbarbalho, dizendo diretamente do Palácio do Planalto que intercedeu junto a @ciro_nogueira contra operação da @policiafederal e a favor de garimpo em terra pública. O que o governador tem a dizer a respeito? pic.twitter.com/aiTMnpvCYH
— Observatório do Clima (@obsclima) February 16, 2022
Em 2017, José Priante apresentou um projeto de lei para proibir a destruição de maquinário apreendido em ações ambientais. A pauta também encontra apoio entre parlamentares de Roraima, estado onde o garimpo ilegal se prolifera com a cumplicidade de figuras políticas.
Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima com esse mesmo teor. O projeto foi apresentado pelo ex-deputado George Melo (Podemos).