*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus quer ajuda do Governo do Amazonas para realizar a retirada dos flutuantes da orla do Tarumã-Açu, na zona Oeste da cidade. Segundo o g1, o pedido foi feito na madrugada da segunda-feira (19) por Thiago Calandrini dos Anjos, procurador do município.
Na última semana, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) pediu que a Justiça aplique multa ao município no valor de R$ 15 milhões pela não retirada das estruturas. O prazo para remoção se encerrou em dezembro de 2023.
O MPAM também pediu que a justiça mande a prefeitura retirar efetivamente os flutuantes em 15 dias. Caso não aconteça, o município poderá ser condenado a pagar uma multa no valor de R$ 1 milhão.
Em manifestação, a prefeitura disse que a situação é complexa e afirmou que a “demanda emerge a premente necessidade de participação do Estado do Amazonas, visto que a concretização da operação, por ser demasiadamente complexa, restará prejudicada, caso fique sob a responsabilidade exclusiva do município”.
Ainda de acordo com informações do g1, a prefeitura afirmou que o governo pediu para ingressar no processo, tendo como objetivo ajudar a encontrar “a solução mais adequada.
Em nota, o Governo do Estado informou que, caso seja acionado, está à disposição para auxiliar o trabalho da prefeitura.