Search
booked.net
Search
Close this search box.

Prefeitura monitora descida das águas e começa a retirar as pontes do Centro de Manaus

Apesar de ainda estar em estado de inundação severa, a cidade começa se normalizar com a vazante do Rio Negro
Foto: Altemar Alcântara/Semcom
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Após vivenciar a 4ª maior cheia histórica, o rio Negro começa o processo de vazante, tendo atingido o pico no dia 22 de junho, registrando 29,75 metros. Nesta quarta-feira (06/07), a régua do porto de Manaus registrou 29,57 metros, mantendo a capital em estado de inundação severa, de acordo com a Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil municipal, que agora passa a monitorar o processo de descida das águas.

A operação Cheia 2022, da Prefeitura de Manaus, construiu mais de 9.500 metros de pontes em 15 bairros da área urbana e ao menos 70 localidades tiveram o seu acesso garantido, é o que conta o secretário executivo da Defesa Civil, Fernando Júnior.

“O CPRM (Serviço Geológico do Brasil) oficializou o início da vazante e nós agora seguimos acompanhando os bairros junto com a Semasc (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania), dando suporte às famílias afetadas”, disse.

Mais de quatro mil famílias foram impactadas pela subida das águas, somando a zona rural, e 2.820 estão recebendo, por meio da Semasc, o ‘Auxílio Aluguel – operação Cheia 2022’, no valor de R$ 1.200, divididos em duas parcelas de R$ 600. A Defesa Civil afirma ainda que a operação entra em uma nova fase, a de recuperação das áreas atingidas.

“Além da resposta, entramos no período de recuperação das áreas afetadas, onde colocamos as mãos da prefeitura trabalhando pela população, com o início da retirada das pontes do Centro e a limpeza”, completou Fernando.

A limpeza dos igarapés também deve ser intensificada nesse período de vazante e a microbacia do São Jorge será a primeira a receber o serviço da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), no igarapé da Cachoeira Grande.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também deve começar a atuar nessa nova etapa, após a avaliação técnica, nos locais inundados que tiveram suas estruturas abaladas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.