As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, seguem executando as ações em domicílio da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, iniciada no dia 9 de dezembro do ano passado, para a imunização de cães e gatos.
Segundo informa o diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo Rodrigues, as equipes estão atuando em comunidades na zona Norte de Manaus, seguindo um cronograma semanal, de segunda-feira a sábado.
Nesta quarta-feira (05), o trabalho foi realizado em comunidades no bairro Novo Israel, Novo Aleixo (comunidade Águas Claras), Colônia Santo Antônio e Monte das Oliveiras (comunidade Monte Pascoal).
“As equipes seguem realizando a vacinação de cães e gatos em domicílio, facilitando o acesso da população ao serviço, trabalhando no horário das 8h às 13h. Por causa do período mais intenso de chuvas em janeiro, o cronograma pode passar por alterações, mas o objetivo é atender todos os bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus com as ações da campanha antirrábica animal, que foi prorrogada até dia 28 de fevereiro”, informa Rodrigo Araújo.
Nesta quinta-feira (06), as equipes deverão atuar nos bairros Colônia Santo Antônio, Novo Aleixo, Cidade Nova (conjunto Manoa) e Monte das Oliveiras (comunidade Monte Pascoal).
Nesta sexta-feira (07), o trabalho terá continuidade nos bairros Colônia Santo Antônio, Novo Aleixo (conjunto Amadeus Botelho), Cidade Nova (Manôa) e Colônia Terra Nova (comunidade Santa Marta).
No sábado, 8/1, as equipes estarão atuando nos bairros Colônia Santo Antônio (conjunto José Bonifácio), Cidade Nova (Vale do Sinai e Núcleos 2, 3 e 4) e Colônia Terra Nova (comunidade Santa Marta).
Além das ações em domicílio, a Prefeitura de Manaus mantém dois postos fixos de vacinação: um na sede do CCZ, no bairro Compensa, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e outro na unidade móvel instalada na Minivila Olímpica do bairro Coroado, que atende de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h30.
“Os animais devem ser vacinados anualmente, para garantir a proteção contra a raiva, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos”, alerta Rodrigo Araújo.
Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280) e a população também pode entrar em contato com o CCZ pelo e-mail [email protected].