*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus prossegue com a vacinação contra a Covid-19 na capital, ofertando de segunda (25) a sexta-feira (29) o imunizante em 74 pontos de vacinação distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. A população pode buscar a vacina nas unidades de saúde com horário de funcionamento regular, das 8h às 17h, e também nos nove estabelecimentos de saúde que ofertam o serviço no horário ampliado, das 8h às 20h. Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade podem ser consultados pelo link: bit.ly/localvacinacovid19.
A subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, acentua que a Semsa mantém a oferta das vacinas nas unidades de horário diferenciado, como forma de ampliar o acesso às pessoas que trabalham no horário comercial e não encontram tempo para se proteger.
“A vacina é a forma mais eficaz de conter a disseminação do coronavírus e proteger as pessoas das formas graves que podem comprometer seriamente a saúde. Ao se vacinar, cada pessoa dá uma importante contribuição para a saúde coletiva”, assinala.
Para receber a vacina os usuários devem apresentar documento oficial de identidade com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Aqueles que já iniciaram o esquema inicial, podem verificar se estão dentro do prazo para receber a segunda dose ou dose de reforço na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), informando o número do CPF.
A população a partir de 12 anos pode ser vacinada em qualquer um dos 74 pontos de vacinação da prefeitura, mas as pessoas menores de 12 anos, acompanhados dos pais ou responsáveis, precisam se vacinar nas unidades específicas, sendo 14 delas voltadas a bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 voltados ao atendimento das crianças de 5 a 11 anos.
Doses
As unidades da Semsa disponibilizam doses das vacinas monovalentes e bivalentes. Os imunobiológicos monovalentes são utilizados como primeira e segunda doses do esquema inicial para as pessoas a partir dos 6 meses de idade, e também como dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos, que não fazem parte de grupos prioritários.
As vacinas bivalentes, que oferecem proteção reforçada contra o coronavírus, são aplicadas como dose de reforço no segmento a partir de 18 anos e em adolescentes de grupos com maior vulnerabilidade às formas graves da doença.