Manaus, quinta-feira 11 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Prefeitura de Manaus oferta dose adicional contra Covid-19 para crianças imunossuprimidas a partir desta terça-feira (14)

Foto: Divulgação/Semsa
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Prefeitura de Manaus anuncia que, a partir desta terça-feira (14/3), crianças imunossuprimidas de 5 a 11 anos de idade, que tenham recebido a terceira dose contra a Covid-19 no intervalo mínimo de 4 meses, poderão tomar uma dose adicional da vacina.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o avanço da vacinação para este grupo etário foi definido pelo Ministério da Saúde e leva em consideração o fato de que pessoas imunossuprimidas podem ter uma resposta imune reduzida aos esquemas primários de vacinação. “Por isso é necessário utilizar estratégias diferenciadas para melhorar a proteção contra as formas graves da doença neste segmento”, explica.

A vacina para as crianças imunossuprimidas estará disponível em 35 pontos de vacinação que podem ser consultados no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

Os pais devem consultar a caderneta de vacinação da criança para verificar a data em que foi aplicada a terceira dose e confirmar se já se passaram, pelo menos, quatro meses. A consulta também pode ser feita na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), no item “Consultar minhas doses”.

A secretária reforça a necessidade de que os pais protejam suas crianças e não deixem de completar o esquema vacinal.

A medida beneficia crianças nas seguintes condições: com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia ou radioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); as que fazem uso de drogas imunossupressoras; crianças vivendo com HIV/Aids; com doenças auto inflamatórias; em hemodiálise; e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a imunossupressão da criança.

A titular da Semsa lembra que a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente ou com qualquer intervalo, com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.