*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus autorizou o afastamento do subsecretário de Saúde, Isaac Tayah, por motivos de saúde. O período de licença vai de 14 de julho a 11 de setembro de 2025, conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM), dessa sexta-feira (18).
A decisão foi assinada pelo secretário municipal chefe da Casa Civil, com base na solicitação protocolada pela própria Semsa. O afastamento temporário foi oficializado após tramitação do Processo nº 2025.01637.01412.006384, que também solicitava a nomeação de um substituto durante o período de ausência de Tayah.
Para assumir as responsabilidades da função, a portaria designa a servidora Maria do Carmo Leão Coelho, diretora de Vigilância Sanitária da Semsa, como substituta no cargo de subsecretária. Ela responderá interinamente pela área durante o período do afastamento, sem prejuízo das atribuições originais da função que já exerce.
A publicação destaca que a substituição foi feita conforme a Lei Orgânica do Município e os decretos que regem a gestão de pessoal na administração municipal.
Relembre o caso:
Em 19 de março deste ano, Isaac Tayah negou informações divulgadas por sites locais de que teria viajado às pressas para São Paulo (SP) e estaria internado para tratamento de quimioterapia. À época, o médico e cirurgião esclareceu ao portal Amazonas365 que a notícia não era verdadeira. “A verdade é que sempre, todos os anos, faço exames de rotina desde 2016”, afirmou.
Tayah enfrentou um linfoma no cerebelo há cerca de nove anos, condição que exigiu a realização de várias cirurgias no cérebro. No início de 2025, ele foi nomeado diretor da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) no dia 3 de janeiro, pelo prefeito David Almeida. Quatro meses depois, em 19 de maio, foi oficialmente nomeado como subsecretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).