*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Itacoatiara enviou, na quarta-feira (19), um oficio à organização do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) negando a liberação do Centro de Eventos Juracema Holanda para a realização da festa. A 38ª edição do festival está programada para os dias 6, 7 e 8 de setembro.
No documento encaminhado à Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (Airma), a prefeitura diz que está impossibilitada de liberar o local, pois iniciará a partir do dia 1° de agosto as manutenções estruturais no centro de eventos para possibilitar a realização da 2ª Expofest, evento criado pela gestão municipal no ano passado.
A festa organizada pela prefeitura está programada para os dias 7, 8 e 9 de setembro, coincidindo com as datas do Fecani.
Em 2022, o impasse também ocorreu, e o Festival da Canção precisou ser realizado no salão da Galeria de Artes Marina Penalber, um espaço bem menor no centro da cidade, e foi transmitido pela Internet.
No início de julho, Airma conseguiu na justiça uma decisão liminar autorizando a realização do festival no Centro de Eventos de Itacoatiara, mas a decisão foi ignorada pelo Poder Executivo Municipal.
O Fecani é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas, e desde 2003 tem como palco o Centro de Eventos Juracema Holanda.
Leia mais:
Tribunal de Justiça defere pedido de liminar para realizar 38.ª Fecani em Itacoatiara