O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (DEM), decretou lockdown no município desde sábado, 9, até o dia 23 de janeiro. O confinamento de pessoas em casa está estabelecido das 14h às 6h do dia seguinte.
A Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária são responsáveis por fazer cumprir o decreto, com o apoio das Secretarias Municipais e da Polícia Militar.
De acordo com o prefeito, contribuíram para a decisão o fato de o Hospital Regional Hilda Freire do Município de Iranduba, o único apto ao atendimento dos pacientes contaminados pelo Covid-19, estar com sua capacidade de atendimento totalmente comprometida.
Também pesou na decisão a superlotação nos hospitais de Manaus, para onde são transferidos os pacientes graves do município vizinho.
A prefeitura não estabelece restrições para visitantes e nem de circulação de pessoas nas ruas.
O decreto municipal determina, ainda, que os estabelecimentos comerciais em geral, não classificados como serviços essenciais, funcionarão somente na modalidade delivery e coleta, no período de 9 a 23 de janeiro, respeitados os protocolos de segurança.
Está proibida a realização de qualquer tipo de evento pelo poder público e por particulares, o funcionamento de casas de festas e balneários e a realização de promoções em estabelecimentos comerciais de forma presencial.