*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma Samaúma centenária começou a ser derrubada no município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus), na segunda-feira (16). A árvore, conhecida como “rainha da floresta”, era atração na cidade e chamava atenção por seu tamanho. Um vídeo mostra o início da derrubada da árvore, e dividiu opiniões nas redes sociais.
De acordo com reportagem divulgada pelo portal A Crítica, a prefeitura de Anamã afirmou que o corte precisou ser feito porque a samaumeira localizada no meio da cidade estava sendo alvo de raios, e poderia representar riscos para a população.
“O fato de ser uma grande Samaumeira no meio da cidade, me torna um alvo fácil e atrativo para raios, os quais, ao me atingirem, podem me jogar sobre o meu povo, provocando um sinistro sem precedentes. Para não correr esse alto risco, me despeço de todos e aguardo minha retirada com serenidade”, diz um texto publicado pela prefeitura.
A derrubada da árvore gerou diversas reações dos moradores do município nas redes sociais, onde alguns lamentaram o ocorrido. “Porque não remanejam as pessoas que moram abaixo da árvore para uma localidade que não tenha perigo. A árvore é tão linda, centenária”, escreveu uma internauta.